You are currently viewing O projeto TRANSMAT desenvolve investigação de proveniência colaborativa com investigadores da Universidade de São Paulo (Brasil)

O projeto TRANSMAT desenvolve investigação de proveniência colaborativa com investigadores da Universidade de São Paulo (Brasil)

  • Post category:Sem categoria

Museu Municipal Santos Rocha | 30 e 31 de Outubro de 2023


Nos dias 30 e 31 de Outubro, parte da equipa do projeto TRANSMAT reuniu no Museu Municipal Santos Rocha com o objectivo de dar início ao processo de investigação colaborativa sobre as coleções etnográficas provenientes do Brasil e que deram entrada no Museu Municipal entre 1893 e 1910. Esta investigação colaborativa será desenvolvida com a parceria de um grupo de investigadores do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

Coordenados por Marília Cury (MAE-USP), consultora do projecto TRANSMAT, Kevin Cocchi (aluno de graduação, bolseiro CNPq-PIBIC) e Letícia Ribeiro Ferreira da Silva (doutoranda de Arqueologia) analisarão uma coleção de objetos brasileiros identificada e documentada pela equipa do Museu Municipal Santos Rocha e equipa do projeto TRANSMAT. Na reunião virtual que decorreu no dia 30 de Outubro apresentámos aos investigadores da USP o Museu Municipal Santos Rocha, a história das suas coleções e dos objetos provenientes do Brasil . Disponibilizando os dados de investigação recolhidos com base nas fontes históricas disponíveis em Portugal, procuramos agora documentar estes objetos pela via do seu contexto de proveniência, consultando, quando possível, as suas comunidades de origem.

Este trabalho resulta de uma parceria estabelecida entre o projeto TRANSMAT e a investigadora Marília Xavier Cury (Universidade de São Paulo) com o objetivo de abrir novas perspetivas de análise e de pesquisa no que diz respeito aos processos e contextos de constituição da coleção, bem como na identificação das comunidades de origem associadas às coleções do Museu Municipal Santos Rocha.