You are currently viewing Projecto TRANSMAT no 7º Encontro Nacional de História da Ciência e da Tecnologia

• Post category:Sem categoria

Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo | 15-17 de Novembro, 2023

Entre os dias 15 e 17 de Novembro de 2023, decorreu no Colégio do Espírito Santo o 7º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia. Organizado pelo Instituto de História Contemporânea – FCSH Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora, o encontro procurou abordar o tema da crise sob uma perspectiva focada na história do conhecimento e da tecnologia.

O encontro incluiu um painel do projecto TRANSMAT, com o título “Coleções etnográficas coloniais: Reconstruir Coleções e Conectar Histórias”, que contou com comunicações de Elisabete Pereira, Liliana Caldeira, e Maria Figueira, que apresentaram parte dos resultados da investigação desenvolvida até ao momento com as coleções transnacionais do Museu Nacional de Arqueologia e do Museu Municipal Santos Rocha. Cruzando várias tipologias de fontes históricas, e com uma análise centrada na história do colecionismo científico, esta sessão teve como objetivo revelar as conexões entre histórias locais e nacionais com contextos transnacionais de circulação de objetos e de pessoas associadas ao contexto colonial Português.

O programa e o livro de resumos do evento – em que vários outros membros da equipa TRANSMAT também apresentaram resultados das suas respectivas investigações individuais e colaborativas – encontram-se disponíveis para consulta no website do ENHCT 2023.