Lorea Ariadna Ruiz Gómez (Investigadora Convidada)
Doutorada em História da Arte pela Universidade Complutense de Madrid, onde realizou a sua investigação em museologia e ensinou com o contrato nacional de formação de professores universitários (FPU). Licenciada em História da Arte e também em Estudos da Ásia Oriental. Tem sido beneficiária do contrato de pós-doutoramento Juan de la Cierva para a investigação e ensino na Universidade de Málaga, no departamento de História da arte e com o grupo de investigação I+D+i Desnortadas. Territorios del género en la creación artística contemporánea. Especializada em museologia, com formação e experiência em gestão cultural em Espanha, Portugal e Brasil, bem como em feiras de arte e curadoria de exposições. Também trabalhou na Direcção Geral das Belas Artes e na Subdirecção Geral para a Promoção da Cultura Estrangeira do Ministério da Cultura espanhol. Poublicou livros, artigos, e capítulos em revistas e editoras nacionais e internacionais. Actualmente é membro do Grupo de Investigação SU+MA [Universidade mais museu] e do Projecto de Investigação i+D+I Projecto Atlas Museo, ambos na Universidade Complutense de Madrid. É também membro do ICOM Espanha e Vogal de Ensino, Formação e Investigação da Asociación Profesional Española de Historiadores del Arte (APROHA).